O que é o Full Table Scan ?

Boa noite pessoal.

Em diversas situações diárias, seja em casos específicos ou em testes online, me deparei com este conceito e fiz a mesma pergunta que pintou pra você agora.. O que é isso?

Pelo termo já é possível imaginar o seu significado, mas vamos aos fatos.

– Full Table Scan: Uma consulta que trabalha com uma leitura sequencial, bloco a bloco por toda a tabela especificada. Neste são verificados todos os registros com os critérios de seleção (cláusula Where).

Confuso? Vamos a um exemplo.

Suponha que você foi a uma locadora para alugar um filme de terror (Crepúsculo). Uma vez que os filmes são organizados por categorias e não por ordem alfabética, você deve procurar o mesmo nesta sessão.

Porém, suponha que um sujeito bem macho tenha pego este filme e de ultima hora desistiu de leva-lo, e acabou colocando o mesmo em uma sessão inválida. Como você o encontraria? Vasculhando toda a locadora.

Ou seja, o Full Table Scan teria este comportamento, iria varrer todos os dados da tabela para retornar os critérios desejados na consulta.

Resolução/Alternativa? O conceito de Index Search procura o índice definido na coluna do critério da seleção, identificando de uma forma direta a localização dos registros necessários.

Este conceito se aplicaria no conceito da locadora, se os filmes estivessem ordenados por ordem alfabética, logo você iria procurar o mesmo direto na consoante ‘C’.

Fontes:

– Um ótimo tópico originado da revista SQL Magazine:

http://www.devmedia.com.br/artigo-sql-magazine-1-otimizacao-de-comandos-sql/6926

– E o exemplo que também clareou a minha mente, extraído do fórum abaixo:

http://social.msdn.microsoft.com/Forums/pt-BR/62505203-1c5d-492e-8d7d-3b56f50c0405/full-table-scan

É isso ai pessoal. Dúvidas, criticas ou sugestões? Fiquem a vontade, todo retorno é construtivo 😀

Jose Wilson

2 Replies to “O que é o Full Table Scan ?”

Deixe uma resposta