Acompanhar Backup & Restore – SQL Server

Ola pessoal!

Que o SQL Server é um SGBD muito completo, e que fornece diversas opções para gerenciamento, já não é novidade pra ninguém, certo?

Em uma pincelada rápida, vou compartilhar um script que achei super show. Quando você efetua um backup/restore declarando um stats = 10 por exemplo, o processo será descrito no messages de 10 em 10% até a sua conclusão, onde você tem uma ideia do andamento do processo ( O valor do stats pode ser definido confome desejado, exemplo 1, 20).

Claro que em um ambiente de alta disponibilidade, você pode trabalhar com bases gigantescas, sendo necessário acompanhar o processo de backup ou restore até a sua conclusão. Porém, e se te pedirem uma previsão? Podemos ter um valor aproximado se o processo é repetido diversas vezes, mas ter um valor exato ajuda tanto na cobrança como no acompanhamento.

O MS SQL oferece a integração com a DMV sys.dm_exec_requests para acompanhar o status, percentual e a estimativa de conclusão, vide exemplo:

2343_DMV Script_pic7

Consulta:

SELECT session_id as SPID, command, a.text AS Query,
start_time,
percent_complete,
dateadd(second,estimated_completion_time/1000,
getdate()) as estimated_completion_time
FROM sys.dm_exec_requests r CROSS APPLY sys.dm_exec_sql_text(r.sql_handle) a
WHERE r.command in (‘BACKUP DATABASE’,’RESTORE DATABASE’)

Você também pode passar o valor de BACKUP LOG entre outros, tudo vai depender da sua necessidade.

Enfim isso é show de bola, facilita as operações diárias de backup/restore, e também a comunicação com possíveis áreas interessadas por sua conclusão.

Créditos:

Conteúdo abstraído graças aos meus companheiros de equipe, e de origem (até o print utilizado) do site abaixo, que de uma forma sensacional abrange dúvidas no SQL Server, o MSSQLTIPS :

http://www.mssqltips.com/sqlservertip/2343/how-to-monitor-backup-and-restore-progress-in-sql-server-2005-and-2008/

É isso ai pessoal.

Dúvidas, criticas ou sugestões? Fiquem a vontade, todo retorno é construtivo 🙂

Jose Wilson

One Reply to “Acompanhar Backup & Restore – SQL Server”

Deixe uma resposta