Instalar MySQL – Ubuntu Linux

Ola, pessoal.

Apesar de você ter a possibilidade de revisar este tema em vários outros sites, não custa nada documentar por aqui 🙂

Veremos neste como instalar o MySQL Server no Ubuntu (Debian Like) através da linha de comando ou o gerenciador de pacotes apt.

Antes de iniciar a instalação, abra o seu terminal e atualize os repositórios da máquina:

Para iniciar a instalação do MySQL, insira o seguinte comando no terminal:

OBS: Não estamos informando a versão do MySQL a ser instalada, desta forma, o processo será realizado com a versão mais recente dos repositório.

Se atente ao momento de definir a senha do usuário root do MySQL, não precisa ser necessariamente a senha de root do Linux, fica ao seu critério a definição.

Captura de tela de 2014-06-14 02:03:48

Após informar a senha, o processo de instalação será finalizado. É necessário instalar agora o mysql-client, para que seja possível o acesso ao servidor:

Very easy! Após seguir estes processos, o MySQL estará disponível em sua estação de trabalho. Para se autenticar, basta inserir no terminal

Onde o -u é o parâmetro para o usuário, e o -p a senha.

Com a instalação e o acesso Ok, podemos aplicar as medidas minimas de segurança através do mysql_secure_installation, para isso, consulte este artigo sobre o assunto.

É isso ai pessoal. Dúvidas, criticas ou sugestões? Fiquem a vontade, todo retorno é construtivo 😀

Jose Wilson

12 Replies to “Instalar MySQL – Ubuntu Linux”

  1. Ufa, consegui. Excelente explicação referente a instalação do MYSQL, no ubuntu. Tudo funcionando perfeitamente. Apenas uma pergunta: Qual a melhor interface grafica para usar no ubuntu para o MYSQL. Se possivel, ficarei grato.

    1. Ola Ricardo.

      Você pode utilizar o MySQL Work Bench. Ele é bem completo, de fácil utilização, recomendado pela Oracle e free 🙂

      http://www.mysql.com/products/workbench/

      Para instalar na sua estação, atualize os repositórios: sudo apt-get update e depois execute sudo apt-get install mysql-workbench.

      Existe outra ferramenta leve que além do MySQL, fornece a ‘integração’ com outros SGBD’s como SQL Server e Postgres, o HeidiSQL:

      http://www.heidisql.com/

      Abraços!

      1. Perfeito mano, funcionou perfeitamente. Como sou novo em linux, gostaria de fazer uma ‘ultima pergunta: Instalei o Android Studio na maquina, mas so consigo chamar o mesmo por esse comando : /opt/android-studio/bin/studio.sh. Como faço para colocar o mesmo na area de trabalho, e quando der um click, o mesmo executar. Grato

Deixe uma resposta