Gerenciar mais de um My.CNF MySQL

Ola pessoal,

Neste post veremos algo interessante para o gerenciamento do MySQL, que pode ser aplicado em um ambiente simples com poucos servidores, e até mesmo em um complexo com diversos hosts.

Trabalhar com mais de um arquivo de configuração do MySQL na mesma instância, lembrando que o padrão é o my.cnf .

A primeira dúvida que pode surgir é, qual a real necessidade de fazer isso? Bem, você pode ter um arquivo com as configurações padrões para todo um parque de máquinas, e outro apenas para alterações específicas a cada cliente, seja ele interno ou externo, como também um ambiente de testes.

Segue então um exemplo de configuração. Neste caso, vamos nos basear com o próprio my.cnf.

Vamos supor que o my1.cnf é o arquivo com as definições padrões do seu servidor, e que você irá acrescentar/alterar algum parametro no my2.cnf, para isso não se esqueça de acrescentar o grupo [mysqld] e a variável logo abaixo:

Obs: Neste post, disponibilizo um exemplo de configuração do my.cnf.

Sendo assim, o MySQL vai ler os dois arquivos ao iniciar a instância. E se tiverem variáveis repetidas em um ou mais arquivos?

Dai é importante definir a ordem dos arquivos, pois o MySQL irá considerar o ultimo arquivo com o valor da variável, ou seja, se no 1º arquivo você determina o valor 10 de wait_timeout e no segundo define 20, o servidor vai considerar o valor do segundo arquivo, sendo 20 segundos.


É isso ai pessoal.

Dúvidas, criticas ou sugestões? Fiquem a vontade, todo retorno é construtivo 🙂

Jose Wilson

Deixe uma resposta