Status das engines MySQL

Olá pessoal,

Hoje uma pincelada básica para não passar em branco. No tópico passado foi passado um resumo básico dos principais conceitos das engines MyISAM e InnoDB.

Porém, como saber se estas engines estão habilitadas ou consultar o status das mesmas no servidor MySQL? Para isso, basta executar a consulta [ show engines ; ] conforme abaixo no servidor MySQL:

wngines

Em muitos casos a engine InnoDB não é exibida nesta relação, onde a mesma pode estar indisponível devido ao ambiente o qual opera o MySQL.

Esta engine consome muitos recursos do servidor se tratando de memória, onde caso o servidor esteja com um valor baixo neste quesito como de 1GB ou 2GB, existem grandes chances desta engine ficar indisponível ao longo do dia.

O maior susto para quem nunca se deparou com isso é que, quando esta engine fica indisponível, as tabelas que dependem dela também ficam fora e apresentam a mensagem de que estão corrompidas :O

Solução? Primeiro analisar e redimensionar a estrutura contratada, e de imediato, para que a engine fique disponível, basta reiniciar o servidor MySQL:

/etc/init.d/mysql restart

Irei bolar com o tempo um tópico referente a boas práticas voltada ao servidor MySQL para comportar o InnoDB, afim de um ganho elevado ao utiliza-lo. 😀

É isso ai pessoal. Dúvidas, criticas ou sugestões? Fiquem a vontade, todo retorno é construtivo 😀

Jose Wilson

Deixe uma resposta