Conceito de SQL e Banco de Dados

Afinal, o que é SQL?

Structured Query Language ou SQL propriamente dito, é a linguagem padrão de banco de dados no modelo relacional.

WTF? Vamos por partes, afinal, o que é um banco de dados?

Existem diversas definições sobre banco de dados, porém todas chegam a mesma conclusão. No meu conceito, banco de dados é um conjunto de dados onde o seu objetivo é gerar a informação seja ao administrador ou ao usuário final.

Mas porque não um conjunto de informações? Pense da seguinte forma, ao realizar o cadastro de clientes em uma loja, você precisa saber a idade do mesmo, como você iria solicitar isso?

Simples, em um campo iria pedir para um cliente inserir a sua idade, logo isso não seria um problema, correto?

No, a idade final do cliente já é a própria informação dita, ou seja, quando passasse um ano a idade deste cliente iria aumentar, e com que critério você faria este acréscimo? A partir da data da inclusão no sistema? Tudo bem e se você já estivesse com 10.000 clientes? Enfim praticamente um tiro no pé do seu projeto.

Solução?

Por que não trabalhar com a data de nascimento? A data seria o dado em questão responsável por gerar a informação concreta, afinal o calculo da idade será feito com base na informação do dia/mês/ano em que o cliente informasse.

Sakas? Este conceito é um dos principais para quem quer trabalhar com banco de dados.

De uma melhor forma, agora pode se definir que o SQL é a linguagem padrão utilizada para manipulação dos dados dentro de um banco no modelo relacional, partindo ao fato de que todos os dados estão armazenados em tabelas gerando assim um relacionamento entre as mesmas para gerar a informação final.

Na próxima oportunidade, irei pontuar melhor o modelo de banco relacional, e ressaltar maiores características sobre o SQL.

Até a próxima 😀

Deixe uma resposta